Os avanços da tecnologia da produção de aço têm sido ditados em parte pelo consumidor e produtor, dada a necessidade de minimizar os custos e, visando assegurar sua competitividade no mercado.
A indústria siderúrgica também vem evoluindo nos últimos anos sob o foco do uso intensivo e racional da energia, não só durante a fusão redutora, mas também nos processos de preparação de carga e do refino nas aciarias, visando a uma otimização em termos da qualidade e custos operacionais.
A maior parte da produção brasileira e mundial do aço utiliza aciarias tipo BOF (Basic Oxigen Furnace) com processo LD (Linz e Donawitz). Isso em função das características de alta produtividade, custos adequados e grande versatilidade metalúrgica na fabricação de novos tipos de aço, conferido pelo processo LD.
Por este motivo a SoftSider S/A desenvolveu um simulador de refino primário para agilizar e facilitar a análise do processo de uma corrida em aciarias que utilizam convertedores tipo LD. O objetivo principal desta ferramenta é otimizar a carga do convertedor, para que se conheça as restrições para esta carga, fornecendo os resultados dos cálculos do balanço de massa e térmico do reator, evidenciando uma análise técnica dos principais indicadores deste processo, além de fornecer os resultados financeiros da corrida.